
MENSAGENS PARA A FAMILIA
Messias o Ungido parte I
Atos; CAP. 4: 26 Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e o povos de Israel;
Temos a compreensão que a expressão Messias significa ungido partindo desta premissa, tentaremos nos aprofundar no esclarecimento desta verdade.
O MESSIAS NO ANTIGO TESTAMENTO
No relato do AT. Varias pessoas foram ungidas com óleo e em decorrência separados para cumprir alguma função especifica divinamente ordenada na teocracia de Israel.
Vejamos que pessoas eram ungidas:
- Sacerdotes: Lv. 4:3, 6:22.
- Reis: I Sm. 24:10.
- Profetas: I Reis 19: 16.
O caraterizava ser ungido.
A unção indicava uma designação divina para o oficio teocratico em questão e, consequentemente, indicação que, em virtude da unção as pessoas ungidas pertenciam a um circulo especial de servos de Deus, ou pessoas consagradas e invioláveis ( I Cron. 16: 22).
O ritual da unção começou com o texto registrado em I Samuel 2: 10.
“Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido”.
Algumas vezes Deus refere-se a certas pessoas com “seu ungido” porque no propósito de Deus, elas eram forram colocadas a parte, para dar cumprimento ao propósito divino ainda que não tivessem sido ungidos pelo óleo da unção.
A palavra ungido ou Messias tem o mesmo significado no Antigo Testamento.
As mais notáveis profecias messiânicas, que determinaram a ênfase do judaísmo posterior, foram Isaias 9 e 11.
Zacarias descreve o rei como um que assegurou a vitória e ganhou a paz para os filhos de Jeruzalém.
Ele entrara em Jeruzalém, com triunfo sendo saudado como rei, trazido por um asno, banirá a guerra trará a paz às nações e governará sobre toda a terra (Zc. 9: 9,10).
9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
10. E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.
O fato que Ele cavalgava sobre um asno em lugar de um cavalo ou carruagem (JR. 22: 4). Sugere que Ele consegui a vitoria e retorna a Jeruzalém em paz.
A IDEIA MESSIANICA NO JUDAISMO
A comunidade de Qunran onde foram descobertos muitos pergaminhos era esperado dois messias ou dois ungidos; um sacerdote ungido (Arão) e um rei ungido (Israel).
Até que o Messias de justiça venha o renovo de Davi, pois para ele e a sua semente foi dado o concerto do reino de seu povo para todas as nações.
A EXPECTATIVA MESSIANICA NOS EVANGELHOS.
Muitos estudos judaicos messiânicos não se referem aos evangelhos. Devido a crença judaica de que o messias ainda estar por vir.
Mas o que encontramos é sem dúvida a resposta das profecias e o seu cumprimento.
- Ele deveria ser filho de Davi. Mateus 21:9.
- Ele deveria nascer em Belém. João 7: 40.
- Ele deveria aparecer entre o povo. João 7: 26.
O messionato que Jesus, (modo de falar), foi de um caráter bem diferente daquilo que esperava o povo de Israel.
Jesus em nenhum momento declarou publicamente que era o Messias, mas não rejeitou quando lhe foi atribuído.
A VISÃO DO JUDAÍSMO
Ele era o Messias, mas não o guerreiro das esperanças judaicas de então.
Quando Jesus demonstrou que seu reino não era deste mundo a multidão que o aplaudiu o rejeitou, e gritava “crucifica”.
Devido ao tamanho da mensagem ela divida em mais de uma parte.
Pr. Moabi Brito