quinta-feira, 28 de junho de 2007

A Doutrina dos Apostolos

Pr. Moabi Lins de Brito
Congresso Brasileiro de Reflexão Teológica.
Rio de 15 a 18 de Outubro de 2003
A igreja do Senhor Jesus nasceu em um momento único na historia da humanidade (Mt 16:18). Deus inicia o processo de conscientização na humanidade da necessidade de adorá-lo. Assim podemos resumir o propósito de Deus, como sendo a espinha dorsal da igreja do Senhor.
1. Pregar a salvação.
2. Prover meios para a adoração.
3. Promover a comunhão religiosa.
4. Sustentar uma norma de condutas moral.
A igreja evangélica como um todo hoje passa por muitas transformações, e consequentemente muitas questões estão sendo colocadas para serem equacionadas pela liderança atual.
A igreja tem um duplo propósito; deve ser um sacerdócio santo (I Pe. 2.5) e deve "proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" ( I Pe. 2,9). A igreja inteira deve exercer as tarefas do sacerdócio em relação a mundo. Como sacerdócio, a igreja tem confiada a si a responsabilidade de levar a Palavra de Deus à humanidade e de interceder junto a Deus em favor dos homens.
Além da função sacerdotal, a igreja também tem uma função missionária de declarar os atos maravilhosos de Deus. A tarefa missionária da igreja não é opcional, porque, pela sua própria natureza, a igreja é missão. Além disso, a missão está no mundo e é para o mundo, e não em si mesma e para si.
R. L. Omanson
Hoje aos nos reunirmos, para tentar entender o que esta de fato acontecendo ao nosso redor, a nossa primeira palavra é de oração pedindo a Deus, que venha sobre nós com misericórdia, nos ajude e nos de graça, em nome de Jesus.
Colocamos alguns tópicos a fim de nos ajudar:
1. A igreja segundo o novo testamento, uma visão panorâmica.
2. Os costumes da época e a igreja.
3. A sociedade da época e a igreja.
4. A preocupação com o social na igreja.
5. A palavra pregada na igreja.
6. A organização da igreja
7. As metas da igreja.
8. A liturgia da igreja.
9. A igreja atual e a igreja dos apóstolos.

1. A igreja segundo o novo testamento, uma visão panorâmica.
No relato de Lucas no livro de Atos nos encontramos algumas informações que podem ser usados como balizadores para o desenvolvimento de nosso pensamento.
A palavra igreja significa assembléia local de pessoas. A primeira igreja cristã surgiu em Jerusalém depois da ascensão de Jesus. Esta assembléia era formada por galileus e por judeus prosélitos, e os discípulos de Jesus. Para o judaísmo da época era mais uma seita. Na igreja em Jerusalém o costume judaico ainda imperava que incluía a adoração no templo. Esta igreja se diferenciava do judaísmo em alguns pontos:
1. Reconheciam Jesus como o messias prometido.
2. Seu batismo era em nome de Jesus.
3. A presença e participação nas reuniões presididas pelos apóstolos
4. A comunhão nos lares.
5. Os primeiros lideres da igreja foram os 12 apóstolos.
6. Na seqüência quando Tiago (irmão de Jesus), assumiu a liderança ele usou padrão judaico de liderança..

2. Os costumes da época e a igreja.
O Cristianismo do Novo Testamento não é uma religião ritualistica; a essência do Cristianismo é o contato direto do homem com Deus por meio do Espirito Santo. Portanto não há uma ordem de adoração dogmática e inflexível, antes permitindo a igreja, em todos os tempos e países a liberdades de adorar, no método que seja, mas adequado, para a expressão de sua vida, resguardando a reverencia e a mudança de vista no ponto de vista da fé cristã..
Havia entre os judeus alguns hábitos ou tradição social que Jesus enumera com detalhes em Lucas 7:44, 45, 46, o lava - pés, que também é lembrado por João na descrição da última ceia, o ósculo, e a unção com óleo, na carta de Paulo aos Corintios encontramos detalhes sobre a Ceia do Senhor ( I Cor. 11:23) e a ceia Ágape um costume da época e da região. Ainda na carta aos Corintios, I Cor. 11:6; 15, Paulo fala sobre o costume uso do véu durante os cultos pelas mulheres.
Mas duas cerimonias são vistas como essenciais, para serem divinamente ordenadas, a ceia e o batismo.
O batismo nas águas é o rito do ingresso na igreja cristã, e simboliza o começo da vida espiritual. A ceia é o rito de comunhão e significa continuação da vida espiritual. O batismo sugere fé, em Cristo; a ceia sugere a comunhão com cristo.

3. A sociedade da época e a igreja.
Na sociedade da época algumas pessoas eram descriminadas: os doentes, os pobres, os órfãos e as mulheres. Jesus não aceitou esta diferença, por diversas vezes Ele demostrou que somos iguais. O apostolo Paulo faz menção a participação ativas das mulheres em seu ministério. Quando os apóstolos nomeiam os Presbíteros, diáconos e diaconisas a preocupação não é outra senão de atender as necessidades básicas daquele povo.

5. A preocupação com o social na igreja.
Os apóstolos sabiam trabalhar com os dons e s talentos dados pelo Espírito. Às vezes se chamam pastores. Espírito Santo é sempre lembrado como coordenador (Ef. 4:11, Atos 20: 28).
Durante o primeiro século cada comunidade cristã era governada por um grupo de anciãos, no terceiro século coloca-se um homem à frente de cada comunidade com titulo de pastor ou bispo.
Associados com os presbíteros havia um número de obreiros ajudantes chamados diáconos (Atos 6:1-4; I. Tm. 3: 8-13; Fil. 1:1) e diaconisas (Rm. 16:1; Fil. 4:3) , cujo o trabalho parece, geralmente, Ter sido o de visitar de casa em casa e exercer um ministério entre os pobres necessitados e viúvas (Tm. 5:8-11). Os diáconos também ajudavam os anciões na celebração da ceia.

5. A palavra pregada na igreja.
A pregação da palavra era uma tarefa exercida pelos apóstolos, que se baseavam em textos do AT, e das suas próprias experiências no convívio com o mestre. O conhecimento das verdades bíblicas começava nos cultos nas casas que eram realizados pelos apóstolos, presbíteros, diáconos e diaconisas.

6. A organização da igreja
O N.V. não fornece muitos detalhes da sua organização. Nos podemos deduzir 5 pontos que servem como princípios gerais.
a- Toda autoridade é derivada de Jesus Cristo, exercida em seu nome e no poder do Espírito Santo de Deus.
b- A humildade de Cristo fornece o padrão para o serviço cristão.
c- O governo é compartilhado em vez de autocrático.
d- As funções de ensino e governo estão intimamente associadas.
e- Assistentes administrativos podem ser requisitados para ajudar.
Os apóstolos exerciam autoridade geral sobre as igrejas, supervisionando novas igrejas, como em Samaria (At. 8:14). Quando a pressão do trabalho eclesiástico cresceu, foram designados assistentes para cuidar das obras de caridade da igreja (At. 6.1ss) é criada a função de Presbítero para irem para Jerusalém. O padrão geral da igreja local parece ter sido uma junta de anciões ou pastores, possivelmente com a presença de profetas e mestres, com os diáconos para ajudar, enquanto os apóstolos e os evangelistas faziam supervisão geral d toda a igreja.

7. As metas da igreja.
A obra mas importante é pregar o evangelho a toda a criatura (Mat. 28:19,20) e explanar o plano de salvação tal qual é ensinado nas escrituras. Cristo tornou acessível a salvação para a todos através da sua crucificação e ressurreição.
A igreja tinha uma preocupação definida com a necessidade de expansão do evangelho e de contribuir para manter os missionários e os dirigentes locais. Nos temos esta confirmação quando da separação de Paulo E Barnabé para serem os primeiros missionários comunicados da igreja, o que também gerou dificuldades quando ao sustento, pois não era consenso esta pratica em todas as igrejas o gerou de Paulo uma admoestação quando escreve a Corinto.

8. A liturgia da igreja.
Das epistolas de Paulo concluímos que havia duas classes de reuniões para adoração: uma consistia em oração, louvor, e pregação; a outra era um culto de adoração, conhecido como a "Festa do amor" (ágape). O primeiro culto era publico; o segundo era um culto particular ao qual eram admitidos somente os cristãos.
O culto publico segundo o historiador Robert Hasting Niccholis, era "realizado pelo povo conforme o Espirito movesse as pessoas. Citando os escritos deste historiador: Oravam a Deus e davam testemunhos e instruções espirituais. Cantavam os Salmos e também os hinos cristãos, os quais começaram a ser escritos no primeiro século. Eram lidas e explicadas as Escrituras do Antigo Testamento, e havia leitura ou recitação decorada dos relatos das palavras e dos atos de Jesus. Quando os apóstolos enviavam cartas as igrejas, a exemplos das epistolas do novo Testamento, essas eram lidas.
Este singelo culto poderia ser interrompido a qualquer momento pela manifestação do espírito santo, inspirados sobre as escrituras.
Pela leitura de I Cor. 14:24,25, sabemos que essa adoração inspirada pelo Espírito era um meio poderoso de atrair e evangelizar os não convertidos. No final do capitulo o apostolo Paulo lembra da necessidade de ordem no culto. (v.40)
Algumas correntes teológicas consideram este momento único e somente para a igreja do primeiro século.
9. A igreja atual e a igreja dos apóstolos.
Há que se perguntar quais são as principais diferenças entre a igreja do primeiro século e a chamada igreja pós-moderna. Apresentamos alguns pontos a fim de facilitar o nosso raciocínio.
Recordando o passado recente da historia da igreja
Resumo da árvore genealógica dos primeiros grupos protestantes denominacionais já se organizando como igreja na Europa após a Reforma Protestante.
Data Igreja
1517 Luteranos
1525 Anabatistas
1534 Anglicanos e Reformados
1560 Presbiterianos
1612 Batistas
1787 Metodistas

Resumo da arvore genealógica das igrejas pentecostais na América do Norte, oriundas do Metodismo.
1914 - Assembléia de Deus, Concilio Geral.
1918 - Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular.
1924 - Igreja Pentecostal Unida.
1931 - Igreja Cristã Congregacional.

Resumo Igreja Menonita nos Estados Unidos
1683 Igreja Menonita

Resumo do movimento da década de 60 no Brasil
1960 Igreja o Brasil para Cristo.
1961 Igreja Deus é Amor
1962 Igreja Primitiva
1963 Obra de Restauração

Durante toda a historia da igreja aconteceram muitos movimentos de avivamentos, para que o evangelho se expandisse sobre a face da terra, muitas igrejas foram fundadas, mas não conseguiram se expandir. Estes primeiros movimentos aconteceram na Europa em primeiro lugar depois nos Estados Unidos da América, atualmente na América do Sul e no Brasil, que esta passando por um movimento de expansão de denominações e igrejas. Há que se perguntar quantos conseguirão se manter após no mínimo, 5 décadas, ou meio século de existência. Ou quando acontecer a morte de seu líder ou fundador, se a linha teológica e a filosofia doutrinária, for do agrado de outros esta igreja persiste se não, esta fadada ao fracasso. Partindo desta hipótese muitos chamam este fenômeno de "Aventura Eclesiástica"
Existem inúmeros fatores que provocam este fenômeno, é um fato preocupante, mas se olharmos com uma perspectiva de crescimento veremos que enquanto na Europa e Estados Unidos esta acontecendo um esvaziamento dos templos evangélicos no Brasil as nossas igrejas estão cheias de pessoas que precisam de todo tipo de apoio. O que exige de nós liderança cada vez mais, empenho e dedicação na procura de excelência no conhecimento, e no trato com o sagrado, e o povo de Deus.
Opinião:
Quando olhamos para o livro de Apocalipse temos um painel de como estão as nossas igrejas na visão de Deus, ao vermos as cartas as sete igrejas da Ásia. Em uma analise rápida percebemos que as igrejas da época foram se moldando em relação a comunidade em que estavam instaladas, se adequando aos usos e costumes da região e as vezes se afastando do propósito de Deus. Talvez hoje esteja acontecendo a mesma coisa em muitas igrejas que estão mais preocupadas em se adequar a sociedade em sua volta, do que seguir as doutrinas apostólicas. Isto nos faz lembrar da oração d Neemias 1:5 a 11. Será que este texto foi escrito só para aquela época, ou ele como toda Bíblia é sempre atual? Toda vez que a igreja do Senhor Jesus se afasta de seus princípios primeiros, Deus nos corrige e nos dispersamos? Se nós somos o corpo de Cristo, então porque não meditar em I Cor. 11:28. Este exame deve ser primeiro pessoal e depois coletivo, já que nós "somos fruto do meio" eclesiástico em que vivemos.
Apresentamos alguns pontos a fim de facilitar o nosso raciocínio sobre o fenômeno eclesiástico de nossos dias.

Movimentos eclesiásticos.
1. Inicio na década de 60
· Renovação espiritual
· Doutrina da confissão (benção e maldição)
· Treinamento especial para a "guerra espiritual"
· Evangelho da prosperidade
· Movimento de crescimento de igreja 70
2. Anos 90
· Comunidades
· Movimento G-12
· Movimento de crescimento de igrejas.
·
Novos modelos de igreja
1- Igreja com propósitos. Foco principal: Discipulado Básico.
2- Igreja em células. Foco principal. Multiplicação de células.
3- Rede ministerial. Foco principal: Evangelismo Pessoal.
4- Desenvolvimento Natural da Igreja. Foco principal: Processos funcionais, dons e ministérios.
Questionamentos.
1- A igreja atual continua preocupada com os pobres do seu meio e os pobres em sua volta?
2- A mensagem da igreja atual é voltada para o evangelismo como prioridade?
3- A igreja moderna propaga a necessidade de mudança de vida, aqui na terra a fim de testemunhar uma mudança para a vida interna ?
4- A igreja moderna deixa o Espírito Santo de Deus ser o primeiro a dar todas as orientações necessárias para que a igreja possa crescer de acordo com a vontade de Deus?
5- A igreja dos primeiros séculos estava preocupada com a necessidade de o evangelho alcancar a todos os povos (missões), e a igreja moderna tem a mesma preocupação ou meta?
6- O fato da igreja dos primeiros séculos estarem preocupadas com as famílias e as visitas aos lares era uma necessidade pontual ou a manutenção da obra evangelizadora de Jesus Cristo que saia de cidade em cidade, e ia também as casas?
7- Estes movimentos pós-modernos, visam o crescimento qualitativo ou quantitativo, ou seja há uma preocupação com o ensino da palavra, o aconselhamento cristão, o crescimento espiritual, ou não ?

Bibliografia
Historia da Igreja em Quadros - Robert C. Walton - 2000 - Ed. Vida.
Conhecendo as doutrinas da Bíblia - Myer Pearlman - 1994 - Ed. Vida.
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - 1966 - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus.
Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã - Walter A, Elwell - 3 Vol.- 1960 - Ed. Vida Nova.
Apostila Modelos Eclesiásticos - Prof. Elza Sant'Anna do Valle Andrade - CIEM - 2003
Apostila Auto Confrontação Bíblica - Dr. Antonio Jose - FLAM
Rede Ministerial - Bruce Bugbee = Don Cousins - Bill Hybels. 2001 - Ed. Vida.
Teologia Cristã em Quadros - H. Wayne House - 2000 - Ed. Vida.
Dicionário Bíblico Vida Nova - Derek Williams - 2003 - Ed. Vida Nova.
O Novo Comentário da Bíblia -Ed. Vida - Rev. Dr. Russel P. Sheld, MA, BD, PhD
Doutrinas Centrais da Fé Cristã – Ed. Vida Nova - J.N.D. Kelly
Bíblia Pentecostal -
Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas
Bíblia em Softher - Ismael A Vieira (auto ajuda através da Bíblia)
Bíblia a Rocha (NVI) - Ed. e Distribuidora Candeia
Enciclopédia Mirador.

Nova TV ADORAÇÃO

CONGRESSO DA JUVENTUDE

CONGRESSO DA JUVENTUDE

Saudação

Sejam bem vindos ao nosso ponto de encontro.

Nestes dias temos lido e ouvido muitas versões ou entendimentos das verdades biblicas, mas há que se dizer que sempre houve e haverá opiniões diferentes devido a vários fatores que permeiam a nossa vida cotidiana.

A nossa intenção aqui, é apenas expressar o nosso endendimento pensando estar de alguma forma contribuindo na construção do pensamento teológico cristão brasileiro atual.


Nosso e-mail: igrejaprimitivamaceio@yahoo.com.br

Seminário Teológico El Elyon

As inscrições para o STEE já estão abertas.
Faça logo a sua matricula!!
Onde se inscrever:
R. Demetrio de Freitas, 98 - Maceó - IPS - Cep: 24.310-100
Por e-mail:
moabibrito@yahoo.com.br
prmoabilins@hotmail.com





Como os outros te vêem

Resultado: 39 pontos

Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático e cuidadoso. Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto. Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que espera a mesma lealdade deles. Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também leva um bom tempo para recuperá-la se esta confiança se acaba.

Teste de Personalidade

Oferecimento: InterNey.Net


Livros Recomendados

Como Deus Cura a Dor. Mark W. Backer - Ed. Sextante. 2008.
Respostas Evangélicas à Religiosidade Brasileira. Ed. Vida Nova. 2004.
Sabedoria Pastoral. David W. Wong. Ed. Descoberta. 1999
Guia Básico para a Interpretação da Bíblia. Robert H. Stein - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1935
A Igreja no Império Romano. Martin N. Dreher. Ed. Sinodal. São Leopoldo, RS. 1993.
Vozes do Cristianismo Primitivo. E.Glenn Hinson & Paulo Siepierski. Ed. Temática Publicações, SP.
Sem Medo de Viver. Max Lucado. Ed. Thomas Nelson Brasil. RJ.2009.
A Palavra de Deus e A palavra do homem. Karl Barth. Ed. Novo Século. São Paulo. 2004.
A(s) Ciência(S) da Religião no Brasil. Faustino Teixeira. Ed. Paulinas. São Paulo. 2001.
Plano Mestre de Evangelismo. Robert Coleman. Ed. Mundo Cristão. São Paulo. 2006.
Direito & Psicanálise. Chaia Ramos. Ed. Atos & Fatos. Rio de Janeiro. 2001.
De Pastor para Pastores. Um testemunho pessoal. Irland Pereira Azevedo - Rio de Janeiro -Ed. JUERP. 2001


Postagens populares

Meu saudoso pai

Meu saudoso pai
Fundador da IPS

Escrita na parede

O destino da humanidade

A Previsão do Tempo

Blog Amigo

MOMENTO DA PALAVRA

MOMENTO DA PALAVRA

Teste os Seus Conhecimentos Biblicos

Resultado: 9 pontos

Parabéns! Você possui um bom conhecimento da Bíblia, pode se considerar um 'expert' em textos sagrados.

Teste Seus Conhecimentos Bíblicos.

Oferecimento: InterNey.Net

Adicione este site aos seus favoritos

Obrigado pela sua visita desde 2007