terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A Igreja e o Retiro de Carnaval

Confesso que tal dúvida já ocorreu em minha mente anos atrás. Principalmente após discursos inflamados de pastores (geralmente pré-carnaval) que diziam que a igreja devia ser sal e luz nesses momentos e não se refugiar num recondido secreto como se temesse o mundo, enquanto jovens se perdiam na libertinagem promovida por tal evento.
No entanto ao olharmos à Palavra encontramos alguns textos que gostaria de destacar: 2Tm 2.22 diz:" Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor". Se o próprio Senhor nos ensina que devemos fugir, meu conselho é fuja mesmo!Quando José foi tentado ( ou melhor atacado) pela esposa de Potifar (Gn 39. 12), ele literalmente fugiu pois ela o agarrara a ponto de ele ter que fugir nú deixando apenas sua roupa nas mãos dela. Com as coisas de Deus não devemos brincar! Com certeza José despertou algum desejo, mas por amor a seu Deus preferiu fugir. A Biblia não fala que não teremos desejos, mas que deveremos fugir deles quando surgirem.
Analisando o parágrafo acima, creio que é muito difícil para um jovem, menino ou menina, evangelizar durante o carnaval. Não adianta ser hipócrita e querer espiritualizar tudo, somos corpo, alma e espírito, e a natureza que alimentarmos essa prevalecerá. Não creio que um jovem, por mais cheio de Deus que esteja, consiga evangelizar uma menina seminua ou vice versa num ambiente dominado pelo maligno . No Salmo 101.3 Davi diz: "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim". Precisamos discernir as coisas quando são estratégias ou ciladas, pois se a pessoa for nova na fé e quiser participar de um movimento evangelístico destes num sambódramo poderá cair na fé.
Outro texto muito importante é 1João 2. 15-16 "Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo". Sabemos que os desejos começam nos olhos, Jesus assim falou e alertou "pois os olhos são a luz da alma". Eva foi ludibriada pela serpente justamente pelos olhos, que depertaram os desejos citados em 1João, vejamos: "A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu". Portanto é melhor fugir!
Você pode estar pensando agora: " não concordo, pois Jesus amava a todos e buscava os perdidos, fosse eles prostitutas, ladrões, malfeitores, adúlteros..."Precisamos analisar como Jesus agia. Ele sempre buscava essas pessoas mas os trazia para o seu ambiente para confrontá-las e salvá-las! Em João 4 ele encontra uma mulher adúltera a sós num poço e muda a vida dela. Em Lucas 19, Jesus muda a vida de um ladrão chamado Zaqueu, não em seu ambiente de trabalho onde ele roubava, mas particularmente em sua casa! Em João 8, lhe apresentam uma mulher pega em adultério, e Jesus mudou vida dela num diálogo particular, mas não foi ele quem deu o flagra! Em Lucas 7 ele tem um encontro com uma mulher pecadora, mas foi na casa de um fariseu e pela presença de Jesus e o encontro que teve com ele, ela ficou conhecida como uma adoradora extravagante!
Enfim, creio que um retiro de carnaval não é apenas um refúgio para os crentes fugirem, mas um lugar de encontro com Jesus para os não crentes. No retiro de carnaval para cumprir sua plena finalidade deve-se convidar pessoas com pré-disposição para tal, pessoas que se não lhes for apresentada outra opção estarão lá se perdendo na "festa da carne". Este é o sentido da igreja se retirar! E quanto a efetividade do evangelismo no carnaval, para aqueles que assim optarem fazê-lo, dou minha recomendação, use o último dia do feriado e visite as concentrações dos blocos pela manhã, lá, após todo o engano da falsa alegria, você encontrará dezenas de jovens levantando de um porre, alguns até nus, sem saber com quem tiveram relações na noite anterior, pessoas desesperadas pois terão que enfrentar a dura realidade da vida sem Deus. Aí então igreja, evangelize! Apresente a solução para a vida deles! JESUS, A ÚNICA ESPERANÇA!

Pr. Agnaldo Felipe

Nosso cometário:
Não transforme o Retiro de Carnaval em mais um encontro de família, para não perder o sentido espiritual que deve ser: reservamos um tempo nestes dias de tantos compromissos para estudar a Palavra, orarmos e praticar a comunhão entre irmãos.
Alguns textos:
Sl. 1:1 Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Sl. 133: 1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Fl. 2; 1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
At. 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Aproveite o feriado do carnaval para estudar mais a palavra e ter comunhão com seus irmãos.
Procure uma igreja evangélica próxima de sua casa e participe do retiro de carnaval.
Se desejar estar conosco ligue para nós (21) 92987088.

Nova TV ADORAÇÃO

CONGRESSO DA JUVENTUDE

CONGRESSO DA JUVENTUDE

Saudação

Sejam bem vindos ao nosso ponto de encontro.

Nestes dias temos lido e ouvido muitas versões ou entendimentos das verdades biblicas, mas há que se dizer que sempre houve e haverá opiniões diferentes devido a vários fatores que permeiam a nossa vida cotidiana.

A nossa intenção aqui, é apenas expressar o nosso endendimento pensando estar de alguma forma contribuindo na construção do pensamento teológico cristão brasileiro atual.


Nosso e-mail: igrejaprimitivamaceio@yahoo.com.br

Seminário Teológico El Elyon

As inscrições para o STEE já estão abertas.
Faça logo a sua matricula!!
Onde se inscrever:
R. Demetrio de Freitas, 98 - Maceó - IPS - Cep: 24.310-100
Por e-mail:
moabibrito@yahoo.com.br
prmoabilins@hotmail.com





Como os outros te vêem

Resultado: 39 pontos

Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático e cuidadoso. Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto. Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que espera a mesma lealdade deles. Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também leva um bom tempo para recuperá-la se esta confiança se acaba.

Teste de Personalidade

Oferecimento: InterNey.Net

Livros Recomendados

Como Deus Cura a Dor. Mark W. Backer - Ed. Sextante. 2008.
Respostas Evangélicas à Religiosidade Brasileira. Ed. Vida Nova. 2004.
Sabedoria Pastoral. David W. Wong. Ed. Descoberta. 1999
Guia Básico para a Interpretação da Bíblia. Robert H. Stein - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1935
A Igreja no Império Romano. Martin N. Dreher. Ed. Sinodal. São Leopoldo, RS. 1993.
Vozes do Cristianismo Primitivo. E.Glenn Hinson & Paulo Siepierski. Ed. Temática Publicações, SP.
Sem Medo de Viver. Max Lucado. Ed. Thomas Nelson Brasil. RJ.2009.
A Palavra de Deus e A palavra do homem. Karl Barth. Ed. Novo Século. São Paulo. 2004.
A(s) Ciência(S) da Religião no Brasil. Faustino Teixeira. Ed. Paulinas. São Paulo. 2001.
Plano Mestre de Evangelismo. Robert Coleman. Ed. Mundo Cristão. São Paulo. 2006.
Direito & Psicanálise. Chaia Ramos. Ed. Atos & Fatos. Rio de Janeiro. 2001.
De Pastor para Pastores. Um testemunho pessoal. Irland Pereira Azevedo - Rio de Janeiro -Ed. JUERP. 2001


Postagens populares

Meu saudoso pai

Meu saudoso pai
Fundador da IPS

Escrita na parede

O destino da humanidade

A Previsão do Tempo

Blog Amigo

MOMENTO DA PALAVRA

MOMENTO DA PALAVRA

Teste os Seus Conhecimentos Biblicos

Resultado: 9 pontos

Parabéns! Você possui um bom conhecimento da Bíblia, pode se considerar um 'expert' em textos sagrados.

Teste Seus Conhecimentos Bíblicos.

Oferecimento: InterNey.Net

Adicione este site aos seus favoritos

Obrigado pela sua visita desde 2007