segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Igreja Brasileira

Uma breve resenha do livro Teologia da Crise de Emil Brunner nós serve de base para analisarmos o momento único que a igreja brasileira passa hoje.

A nossa intenção é somar esforços na tentativa talvez infinita no sentido de explicar este fenômeno. Que talvez tenha várias faces dependendo de quem a descreve ou observa.

Brunner, Emil, Teologia da Crise. 1ª ed. São Paulo: Cristã Novo Século. 2000. 103 P.

O livro em questão surgiu como resultado das entrevistas e ensaios apresentados nas conferencias, Swander no Seminário Teológico da Igreja Reformada nos Estados Unidos em Lancaster, Pa. Em outubro de 1928.

Faz-se necessário à menção honrosa aos tradutores desta obra, Eduardo de Proença e Eliana Oliveira de Proença, pos ao lermos este livro percebemos que os tradutores conseguiram manter a linha teológica original do autor não só pelas expressões, mas também pelo conteúdo.

Todo estudante deseja, em algum momento de sua caminhada científica, produzir uma síntese interpretativa do seu objeto de investigação, o caminhar da igreja evangélica, em relação aos ensinos bíblicos, parece ser um tema de anseio da maioria dos estudantes de teologia. E é com esta expectativa que me coloco a tentar dirimir os ensinos, conceitos e dogmas que nos é transmitido na leitura desta obra que por não ser extensa em paginas, mas é em conteúdo teológico e doutrinário.

O professor Emil Brunner (1889-1966) foi um dos maiores teólogos do século 20. Ligado a Igreja Reformada Suíça. Brunner é o autor de obras clássicas com Revelação e Razão.
Já no prefacio encontramos a declaração clara e especifica de humildade e demonstração clara de amor a obra de evangelização.

A obra que contem 5 capítulos começa fazendo uma análise doutrinária, teológica da igreja americana e européia. Que era o objeto da discussão do autor. Haja visto que ele próprio reconhece já algumas variáveis nesta caminhada, por assim dizer, desta igreja.

Na introdução Brunner esclarece que o livro é o resultado de 5 palestras que foram apresentadas na Universidade.

A descrição da palavra crise (Pag. 26)e seus significados é uma ponta apenas da análise feita da situação da igreja na visão do teólogo Emil.
A teologia protestante de nossos dias está num estado de rápida dissolução. Isto é a verdade nos Estados Unidos, muito mais do que no Continente Europeu ou na Inglaterra”. Pag. 26

Esta afirmação lógica é o resultado da observação do momento teológico naquelas regiões.

Mas nos parece bem atual quando olhamos para a igreja brasileira de hoje, nos parece, passa também por uma crise existencial.

Esta igreja procura se adequar a sua própria realidade. Ela tem interagido com várias correntes, começando pela influência européia, que nos veio pelos missionários europeus e suíços, a igreja americana, esta igreja também sofre a influencia dos cultos afros, filosofias existencialistas, que se propagam no Brasil com grande facilidade. Este olhar procura não ser apenas teológico, mas por que não sociológico antropológico. Por que esta sociedade, conseqüentemente esta igreja esta inserida neste contexto, e não pode ficar a parte das suas influencias socioculturais.

No capitulo II, encontramos a elucidação da palavra verdade, na visão de Bunner, que nos faz refletir sobre esta realidade.
Verdade é uma serie de afirmações que correspondem aos fatos e são suscetíveis de prova“. Pag. 41.

Quando você está discutindo a origem da raça humana, você não esta falando do homem em sua totalidade, mas apenas do homem animal, do homem coisa, do homem corpo, nem do homem como distintamente humano". Pag. 43.

A questão religiosa é com certeza a única alternativa para a resposta verdadeira sobre a natureza humana e a sua formação.

No capitulo III, aqui o tema é salvação, uma questão de vida. Brunner, comenta com verdade sobre este tema, de suma importância para a reflexão da fé cristã.
A existência do homem não é apenas imperfeita; ela é contraditória“. Pag. 60

O homem um ser imperfeito, parece soar com dificuldade aos ouvidos pos vivemos na maioria das vezes a ilusão que somos seres perfeitos, por que já temos o salvador Jesus conosco.

A conseqüência desta imperfeição é a perfeição que encontramos em Deus, ele é a perfeição por esta razão que quanto mais nos aproximamos dele, mais aparece a nossa imperfeição.
Toda atividade humana, ainda que seja feita em nome de Deus, com o exaltado propósito de edificar o reino de Deus, deve aceitar esta acusação. Não tenhamos mal entendido. O que o homem pode fazer aqui na terra por seu esforço ético não é sem valor, nem desnecessário – mas de fato muito necessário”. Pag. 64.

No capitulo IV, encontramos uma reflexão extremamente atual, quando nos deparamos com situações e questões, oriundos das mais diversas correntes e querem nos lembrar sobre ética. A igreja brasileira passa por várias crises e sem dúvida a crise de ética.
Uma teologia uma teologia que não exige e fortaleça a atividade ética certamente não é uma teologia cristã. A questão ética é a questão suprema de toda vida”. Pag. 73.

Para a ética existir é necessário que seja posto um referencial. Esta pergunta é respondida por Brunner.
“Temos que perguntar se a ética cristã deve ser fundamentada sobre a lei imanente ou sobre a fé”. Pag. 74

Cristo é o selo pelo qual somos marcados como possessão própria de Deus. Através de sua redenção o homem deixa de ser um ser de nenhum valor e torna-se um ser de infinito valor. Pela cruz ele é adotado como um filho de Deus”. Pag. 78.

A ética, ou a perfeição que devemos perseguir nos encontramos em Jesus, o filho de Deus encarnado, ele é homem e é Deus e é perfeito.

A produtividade da pós-modernidade, que estamos vivendo impõe sobre a igreja como que novas diretrizes e a igreja se torna também produtiva, ou seja uma igreja de resultados que podem ser observados a olhos vistos, como necessidade de responder a esta demanda. Assim a igreja começa a incorporar programas e soluções para mostrar que também faz parte desta produtividade, e ai, desembarcamos no ativismo religioso. Como resposta ao ativismo da sociedade me que viemos.
A teologia é mudada em filosofia, historia e psicologia da religião”. Pag. 86.

O estudo do pastor, o antigo quarto no qual um homem humildemente sujeitava-se à Palavra Eterna, tem se transformado num escritório para numerosas agências sociais, e o sermão é uma parte da ética popular aplicada como o dia a requer. O direito da primogenitura do evangelho do reino do céu é vendido pela sopa de lentilhas do sucesso prático e influência imediata”.Pag.86.

Fica aqui uma pergunta. Será que esta crise já se instalou no nosso país e em nossas igrejas? É necessário que o nosso púlpito tenha palavra contextualizada com o momento que vivemos, mas há que termos cuidado, para não tornamos o sermão em uma exposição de reflexão de pensadores ou algo parecido, em que a mensagem mas parece uma demonstração de conhecimento, e que como resultado é a ausência de conversões e por conseqüência mudança de vida. A Palavra deve ter sempre prioridade, para que a igreja não se afaste do propósito de Deus.

Neste último capitulo o de número 5, Brunner, nos lembra: O progresso e o reino de Deus. Esta é sem duvida mais uma reflexão sobre a postura da igreja em relação as verdades bíblicas para os dias de hoje. A evolução do mundo em que vivemos. Esta palavra pode ter dois significados segundo Emil.
Ela tem dois significados diferentes, até mesmo antagônicos, o primeiro do naturalista, o outro do idealista”. Pag. 89.

Esta evolução tão propagada não consegue afastar o homem do pecado. Vejamos o que nos diz Brunner:
Se você procura provas desta afirmação, volte-se para a história, que é sempre, embora não meramente, a historia da evolução. mas é sempre, sem a mais leve exceção, a história do homem pecaminoso”. Pag. 95

O livro em questão ou o que nos acabamos de relatar nos faz uma analise profunda do que estamos vivendo como igreja em nosso país, e provavelmente no mundo de hoje. Talvez seja hora de refletirmos e possivelmente mudarmos até diretrizes ou metas, se preciso for, mas a igreja não deve deixar de sal, como o Senhor nos ordenou. Desejar uma igreja sem mácula parece até utopia, mas com muita oração e fé, nos conseguiremos ser a igreja que o Senhor quer que sejamos.
O otimismo anti-evolutivo da fé cristã é a verdadeira base de uma vida cristã realmente ativa”. Pag. 102.

O livro atinge com clareza os objetivos na medida que consegue falar de um tempo que além de seu tempo. Com esta perspectiva nos reportamos a Bíblia Sagrada, palavra de Deus para nós sempre viva e atual. O conteúdo teológico do livro é de grande valia para todos pastores e lideres religiosos. Esta é uma das obras da teologia moderna que não compactua com o distanciamento que estamos vendo nos púlpitos de nossas igrejas, distanciamentos estes que tem gerado, pessoas distanciadas da palavra da verdade.

O retorno às bases doutrinárias de nossas igrejas é uma resposta ao grito que esta no meio desta comunidade eclesiástica, e está acima das separações denominacionais,ou visões teológicas, fingir que não existe este grito ou pior iguinorá-lo, talvez seja, um do piores erros ou o pior erro de nossa igreja pós-moderna brasileira.

Que olha para fora e para frente, mas não consegue olhar para si mesma, aí talvez esteja a falta de visão de igreja.

Hoje é comun encontrarmos pessoas que dizem eu era daquela igreja e hoje estou nesta igreja, fazemos algumas perguntas: o que é igreja para estas pessoas e qual igreja mesmo elas pertecem, a de Cristo ou a de seu proprio querer ou entendimento?
Se assim for não sou mas servo, sou senhor? Faço as minhas vontades.

Em muitas igrejas ou comunidades o número de pessoas que trocaram de igreja é infinitamente maior do que novos conversos. Quando o ideal Biblico para uma igreja saudavél é que a maioria de seus membros sejam novos conversos. Se formos analizar com profundidade diriámos que esta igreja não esta compromisada com o "ide de Jesus", pois seus membros já eram conversos.

Você que está lendo este texto já foi membro de quantas "igrejas"? Uma última pergunta e sobre o galardão? O que tem haver a sua fidelidade com a igreja terrena e o galardão nos céus?

Depois falaremos mais,

Graça e Paz,
Pr. Moabi Brito

Nova TV ADORAÇÃO

CONGRESSO DA JUVENTUDE

CONGRESSO DA JUVENTUDE

Saudação

Sejam bem vindos ao nosso ponto de encontro.

Nestes dias temos lido e ouvido muitas versões ou entendimentos das verdades biblicas, mas há que se dizer que sempre houve e haverá opiniões diferentes devido a vários fatores que permeiam a nossa vida cotidiana.

A nossa intenção aqui, é apenas expressar o nosso endendimento pensando estar de alguma forma contribuindo na construção do pensamento teológico cristão brasileiro atual.


Nosso e-mail: igrejaprimitivamaceio@yahoo.com.br

Seminário Teológico El Elyon

As inscrições para o STEE já estão abertas.
Faça logo a sua matricula!!
Onde se inscrever:
R. Demetrio de Freitas, 98 - Maceó - IPS - Cep: 24.310-100
Por e-mail:
moabibrito@yahoo.com.br
prmoabilins@hotmail.com





Como os outros te vêem

Resultado: 39 pontos

Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático e cuidadoso. Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto. Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que espera a mesma lealdade deles. Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também leva um bom tempo para recuperá-la se esta confiança se acaba.

Teste de Personalidade

Oferecimento: InterNey.Net


Livros Recomendados

Como Deus Cura a Dor. Mark W. Backer - Ed. Sextante. 2008.
Respostas Evangélicas à Religiosidade Brasileira. Ed. Vida Nova. 2004.
Sabedoria Pastoral. David W. Wong. Ed. Descoberta. 1999
Guia Básico para a Interpretação da Bíblia. Robert H. Stein - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1935
A Igreja no Império Romano. Martin N. Dreher. Ed. Sinodal. São Leopoldo, RS. 1993.
Vozes do Cristianismo Primitivo. E.Glenn Hinson & Paulo Siepierski. Ed. Temática Publicações, SP.
Sem Medo de Viver. Max Lucado. Ed. Thomas Nelson Brasil. RJ.2009.
A Palavra de Deus e A palavra do homem. Karl Barth. Ed. Novo Século. São Paulo. 2004.
A(s) Ciência(S) da Religião no Brasil. Faustino Teixeira. Ed. Paulinas. São Paulo. 2001.
Plano Mestre de Evangelismo. Robert Coleman. Ed. Mundo Cristão. São Paulo. 2006.
Direito & Psicanálise. Chaia Ramos. Ed. Atos & Fatos. Rio de Janeiro. 2001.
De Pastor para Pastores. Um testemunho pessoal. Irland Pereira Azevedo - Rio de Janeiro -Ed. JUERP. 2001


Postagens populares

Meu saudoso pai

Meu saudoso pai
Fundador da IPS

Escrita na parede

O destino da humanidade

A Previsão do Tempo

Blog Amigo

MOMENTO DA PALAVRA

MOMENTO DA PALAVRA

Teste os Seus Conhecimentos Biblicos

Resultado: 9 pontos

Parabéns! Você possui um bom conhecimento da Bíblia, pode se considerar um 'expert' em textos sagrados.

Teste Seus Conhecimentos Bíblicos.

Oferecimento: InterNey.Net

Adicione este site aos seus favoritos

Obrigado pela sua visita desde 2007