quarta-feira, 4 de junho de 2014

PENSANDO FORA DO QUADRADO

Um dos objetivos de Deus através de Cristo Jesus, foi possibilitar ao homem a oportunidade de viver de maneira abundante, ou seja, fora do padrão limitado estabelecido pelo mundo, uma vez que o pecado limitou a criatividade e a expressão da vida em todos os seus aspectos e significados.
De modo que, a expectativa de Deus é de que os seus filhos glorifiquem o Seu nome vivendo de maneira expressiva, significativa e produtiva, o que torna um desafio para todo cristão pós moderno que vive em um tempo onde tudo parece já vir formatado, estabelecido e semi pronto (uma espécie de vida num formatado Ctrl+C e Ctrl+V), onde a criatividade e a espontaneidade correm mais risco de extinção do que os Pandas Gigantes no centro sul da China. De fato, o contexto atual nutre uma força desconstruidora de novas ideias, de novas motivações e expressões sinceras e verdadeiras que embelezaria e facilitaria a vida.
É surpreendente a atitude de Jesus diante de um cego em Betsaida – “E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.” (Marcos 8.12). É obvio que, existiram outros momentos que Jesus curou dentro de aldeias, mas nesse caso especifico Jesus retirou o cego do meio em que estava para cura-lo e abençoa-lo. De modo que, dependendo do ambiente em que estiver o discípulo de Cristo Jesus o convite será para que o mesmo tenha coragem de romper com os paradigmas antigos, para poder respirar novos ares e viver novos horizontes.
Todavia, não é uma tarefa fácil romper com os paradigmas já estabelecidos, normalmente haverá perseguição, cruzadas, e enfrentamentos que provarão a essência do verdadeiro cristão. Porém, um verdadeiro discípulo de Cristo Jesus é também conhecido por não se conformar com o contexto viciante e limitador que o cerca, buscando sempre viver e pensar fora do quadrado.
Certamente, a necessidade é avassaladora por cristãos que ousem romper as guarnições e proteções da fronteira do quadrado estabelecido muitas vezes pelas formatações culturais e religiosas. As perdas são incalculáveis, por exemplo, quando é incutida na mente de um jovem pregador a ideia de que a pregação só acontece dentre de quadro paredes (num lugar chamado templo), atrás de um púlpito, com roupa, voz e sermão previamente elaborados segundo o script da cultura religiosa do lugar.
As perdas são insondáveis quando o Reino de Deus é limitado a uma performance de culto e serviço que estão mais atrelados ao contexto histórico social do lugar do que propriamente ao significado do Reino de Deus segundo o conhecimento do Espírito de Cristo.
É evidente que somos influenciados pela cultura e a sociedade que nos cercam, porém é inaceitável por causa da grandeza do Evangelho de Cristo Jesus, um cristão permitir-se viver dentro do quadrado estabelecido por poderes cujo interesse é tão somente manipular e estagnar a vida.
De modo que, um dos propósitos do Evangelho de Cristo Jesus é possibilitar a todos os filhos de Deus a oportunidade de respirar, viver e pensar fora do quadrado, onde o Evangelho possa andar de mãos dadas com a espontaneidade do ser, ao mesmo tempo em que exista a falência do sistema que sempre vendeu a ideia de que somos apenas mais um produto do meio, com um número de série e uma alma em falência, contrariando assim o principio bíblico que sempre revelou um Deus que valoriza e se interessa pela nossa individualidade e que quando nos chama, o faz através do nome próprio – “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. (Isaías 43.1).

 Por Samuel Torralbo

Nova TV ADORAÇÃO

CONGRESSO DA JUVENTUDE

CONGRESSO DA JUVENTUDE

Saudação

Sejam bem vindos ao nosso ponto de encontro.

Nestes dias temos lido e ouvido muitas versões ou entendimentos das verdades biblicas, mas há que se dizer que sempre houve e haverá opiniões diferentes devido a vários fatores que permeiam a nossa vida cotidiana.

A nossa intenção aqui, é apenas expressar o nosso endendimento pensando estar de alguma forma contribuindo na construção do pensamento teológico cristão brasileiro atual.


Nosso e-mail: igrejaprimitivamaceio@yahoo.com.br

Seminário Teológico El Elyon

As inscrições para o STEE já estão abertas.
Faça logo a sua matricula!!
Onde se inscrever:
R. Demetrio de Freitas, 98 - Maceó - IPS - Cep: 24.310-100
Por e-mail:
moabibrito@yahoo.com.br
prmoabilins@hotmail.com





Como os outros te vêem

Resultado: 39 pontos

Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático e cuidadoso. Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto. Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que espera a mesma lealdade deles. Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também leva um bom tempo para recuperá-la se esta confiança se acaba.

Teste de Personalidade

Oferecimento: InterNey.Net

Livros Recomendados

Como Deus Cura a Dor. Mark W. Backer - Ed. Sextante. 2008.
Respostas Evangélicas à Religiosidade Brasileira. Ed. Vida Nova. 2004.
Sabedoria Pastoral. David W. Wong. Ed. Descoberta. 1999
Guia Básico para a Interpretação da Bíblia. Robert H. Stein - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1935
A Igreja no Império Romano. Martin N. Dreher. Ed. Sinodal. São Leopoldo, RS. 1993.
Vozes do Cristianismo Primitivo. E.Glenn Hinson & Paulo Siepierski. Ed. Temática Publicações, SP.
Sem Medo de Viver. Max Lucado. Ed. Thomas Nelson Brasil. RJ.2009.
A Palavra de Deus e A palavra do homem. Karl Barth. Ed. Novo Século. São Paulo. 2004.
A(s) Ciência(S) da Religião no Brasil. Faustino Teixeira. Ed. Paulinas. São Paulo. 2001.
Plano Mestre de Evangelismo. Robert Coleman. Ed. Mundo Cristão. São Paulo. 2006.
Direito & Psicanálise. Chaia Ramos. Ed. Atos & Fatos. Rio de Janeiro. 2001.
De Pastor para Pastores. Um testemunho pessoal. Irland Pereira Azevedo - Rio de Janeiro -Ed. JUERP. 2001


Postagens populares

Meu saudoso pai

Meu saudoso pai
Fundador da IPS

Escrita na parede

O destino da humanidade

A Previsão do Tempo

Blog Amigo

MOMENTO DA PALAVRA

MOMENTO DA PALAVRA

Teste os Seus Conhecimentos Biblicos

Resultado: 9 pontos

Parabéns! Você possui um bom conhecimento da Bíblia, pode se considerar um 'expert' em textos sagrados.

Teste Seus Conhecimentos Bíblicos.

Oferecimento: InterNey.Net

Adicione este site aos seus favoritos

Obrigado pela sua visita desde 2007