segunda-feira, 22 de junho de 2009

Resumo da história da Igreja Cristã I

Introdução:
Este pequeno resumo da história da Igreja Cristã acredito ira ajudar nossos alunos e outros irmãos interessados na história da Igreja de Cristo. Estaremos abordando os fatos acontecidos depois da morte e ressurreição do nosso Salvador amado, a partir do ano 40 aproximadamente.

40-60-d.C.
Nicolau, um dos sete diáconos que fazia parte da igreja (At. 6:5) desenvolve e introduz a doutrina nicoláita à igreja Cristã Primitiva. Em sua doutrina, a qual foi fundada baseada no dualismo grego, ele e seus seguidores declararam que eram pecadores salvos pela graça significando que eles podiam se parecer com o mundo, vestirem-se como o mundo e viver como o mundo em todos os tipos de pecado e continuarem salvos. Seu ensinamento formou a base para o desenvolvimento da doutrina da segurança eterna a qual acreditava que uma vez salvo para sempre salvo e a confissão dos pecados à um padre; enquanto a pessoa permanecia no pecado, já que seu ensinamento não exigia mudanças internas ou externas para ser salvo e que não era necessário o arrependimento. Nicolau e seus seguidores atraíram um grande número de convertidos oriundos dos muitos sistemas religiosos pagãos da época e também do mundo da igreja cristã apostólica. A sua mensagem para a igreja apostólica era; porque viver no legalismo e nos ensinamentos de santidade e santificação dos apóstolos se podemos ser livres em Jesus Cristo e seus ensinamentos? Ler Ap.2:15.
A doutrina dos nicolaítas violaram os ensinamentos dos apóstolos sobre auto santificação e santidade o qual, fazia parte o ensinamento sobre salvação.

Nesse ensinamento uma vida santificada incluía vestimenta, as atividades das quais os cristãos poderiam participar ou não, bem como códigos sobre sua conduta no dia-a-dia. (Rm 6:1; 12:1; I Tess. 4:3-7; I Ti 2:8-10; Heb. 12:14; I Pe 1:15-16 + muitos mais) Esta doutrina é um dos pilares da igreja liberal de hoje.

Nota especial: A grande queda iniciou-se com a mudança nos ensinos apostólicos sobre arrependimento - santidade e pecado, depois batismo com água e batismo com o Espírito Santo e a aplicação do sangue e então a divindade. Todo o evangelho sobre a doutrina da salvação foi completamente alterado entre 50 e 325 d.C., pelos nicolaítas e os pais da igreja. Mais tarde quando os reformadores entraram na história da igreja eles simplesmente acrescentaram mais mentiras e afastaram se mais ainda dos ensinos apostólicos do mundo cristão trinitariano.

70-150-d.C.- O desenvolvimento da teologia, escolástica como sistema de interpretação às escrituras começa a ser utilizado pelos intelectuais cristãos. Nesse sistema que resultou na criação do mundo trinitariano cristão com uma completa distorção do evangelho dos apóstolos e o plano de salvação dado a eles pelo Senhor Jesus Cristo. Com o desenvolvimento deste ensinamento, o evangelho dos apóstolos foi taxado de heresia. Nas seguintes escrituras Paulo, Pedro e Judas alertam sobre os nicolaítas, pais da Igreja, reformadores e outros grupos não apostólicos e suas doutrinas falsas.

Também é muito interessante notar o então desenvolvimento da Teologia Escolástica, e que o recebimento do batismo com o Espírito Santo e o dom de falar linguas estranhas não aconteceu com aqueles os quais lideravam tais ensinamentos e nem com aqueles que eram ensinados através do novo sistema de estudos.(começou aqui a discriminação dos que falavam em línguas, pois os adeptos da nova teologia não recebiam do Espírito Santo este don).

150 d.C. - Justino Martir promove a primeira mudança com relação ao batismo com água e a divindade. Já que Justino não acreditava que Jesus era Deus, o Pai manifesto como homem, conforme os apóstolos ensinavam, batizava seus convertidos e seguidores da seguinte forma: "Eu te batizo em nome de Deus o Pai de todos e nosso salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo". Justino acreditava e ensinava da mesma forma que os judeus que crêen que o nome de Deus é tão sagrada que o homem não deve pronunciá-lo, daí a sua afirmação de que Deus, o Pai e seu filho Jesus Cristo eram duas pessoas diferentes, pois ele não cria no nome de Jesus Cristo, sendo também, o nome do Deus Pai e do Espírito Santo. Esse resultado foi o pilar para o desenvolvimento de diferentes trindades no mundo religioso cristão. Ensino diferente do que o Senhor Jesus nos ensinou em Mt.28:19.
190 /200 d.C. - Origenes e Tertuliano desenvolvem as duas doutrinas trinitaristas e criam a nova fórmula para o batismo. Como Justino Martir, eles mantém os ensinamentos apostólicos sobre arrependimento, sangue e submersão, porém não mais utilizam só o nome de Jesus no batismo.
220 d.C. - Origenes começa a pregar a doutrina do batismo para bebês, por causa da observância sobre o pecado original ensinado na sua escola de preparação para o batismo na Alexandria, Egito.
325 d.C. - Sob o governo de Constantino, no Concilio de Niceia, a trindade santa e a fórmula batismal trinitariana são declaradas doutrinas do Império Romano e da Igreja Católica Romana(inicio da Igreja Católica Apostólica Romana).
416 d.C. - O batismo infantil e por aspersão torna-se compulsório na igreja Ocidental.
451 d.C. - Institui-se a adoração à Maria como mãe de Deus.
607 d.C. - Bonifácio III torna-se o 1º Bispo à adotar o nome de Papa na Igreja Católica Romana. O tal Bispo só deu esse passo, após a queda do Império Romano.
709 d.C. - Começa-se a beijar os pés do Papa.
786 d.C. - Desenvolve-se a adoração à imagens e relíquias.
850 d.C. - Inicia-se o uso da água benta.
995 d.C. - Canonização de santos mortos.
998 d.C. - Jejuns às sextas feiras santas e antes da quaresma.
1056 d.C. - As igrejas Católicas Romana e grega Ortodoxa dividem-se por causa das suas diferenças, autoridade papal, leis de batismo e a veneração da imagem de santos mortos e imagens. É importante ressaltar que as diferenças de idioma entre o grego e o latim bem como, a diferença entre o leste e o oeste trouxeram a divisão na oficial. Já em 500 d.C., porém a ruptura oficial só aconteceu em 1056 d.C.
1079 d.C. - Institui-se o celibato do Sacerdócio.
1090 d.C. - Os rosários (terços) são adotados em diversos sistemas religiosos pagãos.
1184 d.C. - Inicia-se a inquisição (26 milhões de judeus e protestantes são mortos nas mãos da Igreja Romana).
1190 d.C. - É instituída a venda de indulgências.
1215 d.C. - Transubstanciação da hóstia e do vinho.
1220 d.C. - Adoração da hóstia (receber).
1229 d.C. - Bíblia proibida para os leigos.
1414 d.C.- Proibido o cálice para os leigos.
1439 d.C. - Criada a lei do purgatório.
1439 d.C. - Afirma-se o dogma dos sacramentos.
1508 d.C. - Ave Maria louvada.
1545 d.C. - A importância da tradição é equiparada com a Bíblia. (Concilio de Trento)
1546 d.C. - Os livros apócrifos são acrescentado á Bíblia Católica Romana.
1854 d.C. - Imaculada concepção de Maria.
1870 d.C. - É declarada a infalibilidade do Papa.
1950 d.C. - Declarada a entrada da Virgem Maria no céu.
1965 d.C. - Maria é declarada a mãe Rainha dos céus, de Deus, de Jesus e da Igreja.
1985 d.C. - O Para João Paulo II declara que os pecados não serão diretamente perdoados e que para isso será necessária a confissão à um padre da Igreja Católica Romana.

Quando lemos ou ouvimos alguma notícia diferente do que a história nos conta ficamos preocupados.

Continuamos orando ao ETERNO, pedindo sabedoria.

Graça e Paz

Pr. Moabi Brito

Nova TV ADORAÇÃO

CONGRESSO DA JUVENTUDE

CONGRESSO DA JUVENTUDE

Saudação

Sejam bem vindos ao nosso ponto de encontro.

Nestes dias temos lido e ouvido muitas versões ou entendimentos das verdades biblicas, mas há que se dizer que sempre houve e haverá opiniões diferentes devido a vários fatores que permeiam a nossa vida cotidiana.

A nossa intenção aqui, é apenas expressar o nosso endendimento pensando estar de alguma forma contribuindo na construção do pensamento teológico cristão brasileiro atual.


Nosso e-mail: igrejaprimitivamaceio@yahoo.com.br

Seminário Teológico El Elyon

As inscrições para o STEE já estão abertas.
Faça logo a sua matricula!!
Onde se inscrever:
R. Demetrio de Freitas, 98 - Maceó - IPS - Cep: 24.310-100
Por e-mail:
moabibrito@yahoo.com.br
prmoabilins@hotmail.com





Como os outros te vêem

Resultado: 39 pontos

Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático e cuidadoso. Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto. Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que espera a mesma lealdade deles. Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também leva um bom tempo para recuperá-la se esta confiança se acaba.

Teste de Personalidade

Oferecimento: InterNey.Net


Livros Recomendados

Como Deus Cura a Dor. Mark W. Backer - Ed. Sextante. 2008.
Respostas Evangélicas à Religiosidade Brasileira. Ed. Vida Nova. 2004.
Sabedoria Pastoral. David W. Wong. Ed. Descoberta. 1999
Guia Básico para a Interpretação da Bíblia. Robert H. Stein - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1935
A Igreja no Império Romano. Martin N. Dreher. Ed. Sinodal. São Leopoldo, RS. 1993.
Vozes do Cristianismo Primitivo. E.Glenn Hinson & Paulo Siepierski. Ed. Temática Publicações, SP.
Sem Medo de Viver. Max Lucado. Ed. Thomas Nelson Brasil. RJ.2009.
A Palavra de Deus e A palavra do homem. Karl Barth. Ed. Novo Século. São Paulo. 2004.
A(s) Ciência(S) da Religião no Brasil. Faustino Teixeira. Ed. Paulinas. São Paulo. 2001.
Plano Mestre de Evangelismo. Robert Coleman. Ed. Mundo Cristão. São Paulo. 2006.
Direito & Psicanálise. Chaia Ramos. Ed. Atos & Fatos. Rio de Janeiro. 2001.
De Pastor para Pastores. Um testemunho pessoal. Irland Pereira Azevedo - Rio de Janeiro -Ed. JUERP. 2001


Postagens populares

Meu saudoso pai

Meu saudoso pai
Fundador da IPS

Escrita na parede

O destino da humanidade

A Previsão do Tempo

Blog Amigo

MOMENTO DA PALAVRA

MOMENTO DA PALAVRA

Teste os Seus Conhecimentos Biblicos

Resultado: 9 pontos

Parabéns! Você possui um bom conhecimento da Bíblia, pode se considerar um 'expert' em textos sagrados.

Teste Seus Conhecimentos Bíblicos.

Oferecimento: InterNey.Net

Adicione este site aos seus favoritos

Obrigado pela sua visita desde 2007